Sobre ecobags

Mês passado fui fazer compras e, faltando 1 mês para a nova Lei das sacolas entrar em vigor, os mercados estavam avisando que parariam de distribuir sacolas “em favor do Meio Ambiente”. Como há mais de 6 anos já uso ecobags (como essas da foto) achei a atitude legal mas, e quem não tem hábito de levar suas próprias bolsas? “Vai poder comprar uma sacola biodegradável diretamente no caixa do mercado!”, a funcionária respondeu com seu discurso decorado. Peraí!! Não era em favor do meio ambiente?! Então era só trocar as sacolas comuns pelas biodegradáveis e fazer uma campanha de conscientização para a população adquirir suas próprias ecobags. Mas, não. Os mercados arrumaram mais um jeito de lucrar em cima do consumidor “em favor do Meio Ambiente”.
Entendam: não sou contra a troca das sacolas (tanto que, quem me conhece, sabe que levo as minhas várias bolsas quando faço compras), só acho um absurdo simplesmente tirarem as sacolas de circulação e >>venderem<< uma ecologicamente correta (se a solução existe, pq não a disponibilizaram antes?!).

MINHA SUGESTÃO: não comprem as sacolas dos mercados! Nem as biodegradáveis, nem as retornáveis vendidas por eles. Não é em “favor do Meio Ambiente”? Então para eles não importa em qual bolsa vc vai levar as compras pra casa. COMPRE SUAS BOLSAS COM PRODUTORES LOCAIS (com aquela vizinha que costura; com aquela pessoa que vende itens em revistas; com aquela tia que vende uma coisinha para ajudar no orçamento de casa; naquela cooperativa do bairro…).

Vamos ajudar o MEIO AMBIENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *